segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

K será d nós?

Uns dias pergunto-me, como sobreviveu a Humanidade sem as novas tecnologias; mas, noutros, pergunto-me se poderá a Humanidade sobreviver às novas tecnologias...

Podemos estar em contacto com dezenas, centenas de pessoas que não veriamos certamente na próxima década ou que nem conheceriamos de outra forma. Os telemóveis, faxes, emails, que nos encontram onde estivermos. O conhecimento à distância de um motor de busca e palavras desconhecidas rapidamente transformadas em velhas amigas.

Mas lamento o tempo que perdemos rodeados de amigos virtuais, à distância de um clique, e longe de um toque... Substituimos o convívio pelos sites e chats, a conversa pelas frases curtas, o sorriso, a tristeza e todas as emoções que antes se espelhavam na face são agora "emoticons", atirados quase ao acaso.

Que será de nós?

Estaremos a ganhar, pela facilidade de chegar uns aos outros, ou estaremos a perder a capacidade de verdadeiramente nos relacionarmos? Poderemos manter o equilibrio nesta coexistência de virtual e real?

Porque, na verdade, a felicidade, a tristeza, o amor, a decepção acontecem offline, numa realidade a que cada vez menos nos apegamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário